O melhor método anticoncepcional você quem escolhe com a ajuda de um especialista
Mais do que simplesmente impedir uma gravidez indesejada, a pílula anticoncepcional é uma verdadeira conquista por vida sexual sob controle, que permite que a mulher tenha o total controle sobre seu corpo.
Mas não se engane, existem vários tipo de contraceptivos, a pílula é só o mais popular deles.
Portanto, quem não se acostumar com os anticoncepcionais, ainda tem como usar dispositivos como o DIU, o diafragma e até a própria camisinha, que, diferente dos outros, ainda serve para prevenir ambos (homem e mulher) de doenças sexualmente transmissíveis.
O problema é que, junto da popularidade da pílula chegam um monte de dúvidas, e o mais indicado é mesmo que antes de qualquer coisa a mulher procure um médico e tente descobrir o que é melhor.
Mas ainda assim, algumas dúvidas são muito mais fáceis de sanar do que parece. De cara, não se pode esquecer que, no caso dos tratamentos de 21 dias, a pílula deve ser tomada uma vez ao dia sempre em um mesmo horário (ou pelo menos aproximadamente em um mesmo horário).
A 1° pílula do ciclo ainda tem que ser tomada no sempre no primeiro dia de menstruação, e isso precisa sempre ser repetido para que ela então funcione perfeitamente.
Ainda você não sinta que nenhum desse métodos são seguros, existe também a injeção anticoncepcional, onde sua primeira aplicação deve ser feita no primeiro dia do seu ciclo menstrual.
É bom lembrar ainda que nesse período de sete dias sem pílula ela continua fazendo efeito, assim como sua eficácia só é interrompida quando a mulher esquecer-se de tomar, sendo que nesse caso, até com 12 horas de diferença ainda tudo bem.
Depois disso, ela deixa de fazer efeito.
Mas de qualquer jeito, procurar um médico e tirar todas essas dúvidas é sempre o melhor caminho, tanto para quem está pensando em começar a tomar o anticoncepcional, como para quem já tem experiência.