As pílulas anticoncepcionais são atualmente o método de prevenção de gravidez mais utilizado pelas mulheres brasileiras. Elas possuem a propriedade de inibir a ovulação, desestimulando o período fértil do útero.
A ingestão da pílula anticoncepcional acontece por via oral, e elas são medicamentos desenvolvimentos a partir de hormônios sintéticos, principalmente a progesterona e o estrógeno.
Cada mulher possui um corpo e um contexto de vida; por esse motivo, é preciso escolher bem entre os tipos de anticoncepcionais e sempre contar com o acompanhamento médico para cada caso.
Além da alta taxa de eficiência para prevenir a gravidez, as pílulas anticoncepcionais trazem outros benefícios para a saúde das mulheres. Nesse texto, destacamos três deles para te explicar em maiores detalhes. Acompanhe a leitura!
Auxilia na regulação do ciclo menstrual
A questão da irregularidade dos períodos menstruais é algo que atrapalha a vida de muitas mulheres. Com o uso contínuo e regrado de pílulas anticoncepcionais, o ciclo da menstruação tende a ficar mais constante.
No entanto, para alcançar esse maior equilíbrio, a mulher precisa se atentar aos horários certos e às pausas necessárias para ingerir as pílulas.
Na maior parte dos casos, a menstruação chega nesse momento de interrupção do uso do concepcional (que dura por volta de 4 a 7 dias). Nesse período é quando o corpo da mulher percebe que pode menstruar. Ou seja, é possível que ela planeje melhor a sua vida com o uso dos anticoncepcionais.
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não há perigo de gravidez nesse momento de pausa: por ser um período curto, os princípios ativos da pílula continuam agindo normalmente.
Se interessa por esse assunto? Preencha nosso formulário e fique por dentro de mais temas como esse!
Ameniza a intensidade da TPM e das cólicas
Ingerir as pílulas anticoncepcionais influencia diretamente em todo o sistema reprodutor da mulher por meio dos hormônios do estrogênio e da progesterona, causando a inibição da ovulação.
Como o anticoncepcional faz com que os ciclos fiquem mais regulares, o corpo não precisa mais estimular tanto o útero de maneira exagerada; e é justamente isso que faz com que as mulheres sintam menos dores e incômodos de cólicas.
Outro benefício do equilíbrio hormonal trazido pela pílula é a amenização da fase de tensão pré-menstrual, a TPM. Ao ingerir o anticoncepcional, os hormônios responsáveis pela ovulação – o FSH (folículo estimulante) e o LH (luteinizante) – ficam mais estabilizados e não apresentam tantas quedas e picos bruscos.
Diminui o fluxo da menstruação
Quando a mulher faz uso do anticoncepcional, a parede do endométrio (que é a parte do útero onde ocorre a menstruação) torna-se menos espessa; consequentemente, a quantidade do fluxo de menstruação diminui.
Em algumas mulheres, acontece de o fluxo parar durante o período de pausa na ingestão da pílula. Ou seja, para quem está buscando interromper o fluxo da menstruação por completo, o uso de anticoncepcionais pode ser uma alternativa viável.
É importante lembrar que cada pessoa possui um corpo com especificidades próprias; portanto, os efeitos da pílula não são sentidos da mesma maneira por todas as mulheres.
Algumas podem ter o fluxo interrompido, outras podem tê-lo diminuído e outras podem continuar com ele na quantidade normal.
Caso queira entrar em contato conosco, preencha nosso formulário ou mande um Whatsapp!