E se desde o começo da civilização se tem notícias de diversos métodos anticoncepcionais que os casais usavam para impedir a gravidez com:
- Peles de animais ao redor do orgão masculino, coito interrompido entre outros contraceptivos.
Por sorte, hoje, os homens e as mulheres modernas tem em mãos muito mais opções para evitar a gestação. Algumas delas são as pílulas anticoncepcionais e a injeção anticoncepcional.
Métodos Anticoncepcionais: Camisinha
Considerado um dos mais populares entre os métodos contraceptivos, a camisinha é feita de material de látex ou poliuretano, recobre o órgão masculino e impede que a ejaculação entre em contato com o útero da mulher.
Diafragma
O diafragma é um anel provido de uma membrana de borracha extremamente fina que recobre a parede do útero da mulher. É aconselhável o uso de espermicida em conjunto com este método anticoncepcional.
Dispositivo Intra Uterino (DIU)
Este é colocado no interior do útero feminino, funciona ou como um espermicida à base de cobre ou ainda com alguns dispositivos que liberam progesterona.
Pílula do Dia Seguinte
Contracepção de emergência ou método Yuzpe, que consiste de uma alta dose hormonal que impede a gravidez na mulher. Mesmo com o nome popular, o método ainda pode ser usado até três dias após o ato, sendo que quanto maior o período menos chance de sua eficácia.
Tabelinha
Um dos métodos anticoncepcionais com um grande risco e até mesmo perigoso, ainda tremendamente popular e consiste em contar, à partir do primeiro dia de menstruação, os dias férteis e inférteis da mulher.
E lembrem-se, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, disponibiliza de graça alguns métodos anticoncepcionais, não só a pílula anticoncepcional como também a pílula do dia seguinte, a injeção, camisinhas, diafragma e DIUs.
Então não podemos esquecer de nos proteger e evitar até mesmo as doenças transmissíveis.